Sua primeira experiência musical foi no Colégio Bilac em São Paulo, iniciando seus estudos ao trombone.

Devido a uma lesão no ombro, não podendo mais articular a vara do trombone, encontrou na Trompa uma agradável saída para aplicar um talento musical que descobrira desde o primeiro contato com o instrumento.

Reinaldo Santos é formado em música pela Fundação das Artes de São Caetano, um dos maiores centros de formação musical do Brasil, tendo aulas com Nikolay Genov Alipiev.

Já como profissional, integrou a Orquestra de sopros do Brasil, a Orquestra Sinfônica Jovem da FASCS, a OFR, a Banda Musical Lira de Diadema, entre diversas outras orquestras, grupos instrumentais, gravações, grupos Pops, além de aulas particulares para dezenas de alunos que hoje figuram no mercado nacional e internacional.

No campo Gospel, tocou e gravou com o Renascer Praise e Priscila Lisboa.
Atualmente, é professor particular, produtor musical e trabalha na Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo - OFSBC.

O Conservatório Digital convidou Reinaldo Santos para que compusesse o quadro de Professores na plataforma do site pela sua facilidade com que conduz as instruções aos alunos, pela didática e pela seriedade e dedicação por um dos instrumentos mais belos do mundo da música, a Trompa.